As cachoeiras na Serra do Cipó são destino certo para quem quer encontrar alguns dos mais belos cenários de Minas Gerais. São muitas quedas d’água que atendem a todos os gostos: tem aquelas que você para o carro na porta. Outras para quem curte trilhas (pequenas ou longas) ou ainda fazer o percurso de bicicleta. Tem até travessia de 3 dias para quem prefere uma experiência mais intimista em contato com a natureza.
Não fique na mão durante o passeio, confira o carregador portátil quase de graça na Amazon.
Neste post vamos lhe apresentar 5 Cachoeiras incríveis na Serra do Cipó para você curtir nos finais de semana ou feriados.
Localizada a apenas 15km do centro da Serra do Cipó a Cachoeira da Caverna é uma excelente opção para um passeio curto. Com lindas águas esverdeadas a cachoeira está localizada na parte alta da Serra do Cipó, um pouco à frente da famosa cachoeira da Serra Morena.
O acesso à Cachoeira da Caverna na Serra do Cipó é fácil e é realizado pela estradinha de terra que fica a aproximadamente 9,5km da ponte do Rio Cipó, em direção a Conceição do Mato Dentro.
Clique aqui para ver informações completas da Cachoeira da Caverna
Localizada em local de fácil acesso a Cachoeira Véu da Noiva é uma das mais populares na Serra do Cipó pela facilidade de acesso e infraestrutura para camping. Aqui no Portal Serra do Cipó preparamos uma matéria detalhada para você curtir a Cachoeira Véu da Noiva com segurança e tranquilidade.
A cachoeira Véu da Noiva fica em uma propriedade privada pertencente a ACM (Associação Cristã de Moços em Minas Gerais).
Clique aqui para ver informações completas da Cachoeira Véu da Noiva
A Cachoeira das Andorinhas está localizada no coração da Serra do Cipó a 9km da Rodovia MG 10, no KM 96 portaria, sendo 6km de caminhada a partir do Parque Nacional da Serra do Cipó (há 1km da Cachoeira do Gavião).
Cercada de uma paisagem de tirar o fôlego a Cachoeira das Andorinhas é um bem natural que está a uma altitude de 879 metros acima do nível do mar e caracteriza-se como queda d‘água que precipita de um acidente geográfico de aproximadamente 30 metros de altura, dividindo-se em duas quedas de 10 e 15 metros, respectivamente, tendo em sua base um poço com profundidade média de 4 metros e águas límpidas, ideal para um bom banho. Clique aqui para ver informações completas da Cachoeira das Andorinhas
Localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais a Cachoeira da Farofa é um dos redutos da Serra onde se encontram lindas plantas e animais em um dos cenários mais lindos de Minas Gerais. O título de “Jardim do Brasil” dado pelo paisagista Burle Max a Serra do Cipo, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta.
Extremamente variada e diversa, a vegetação da região apresenta alto grau de endemismo, um dos maiores do mundo, e ainda abriga a mais extraordinária amostra de Campos Rupestres do Brasil, além de uma fauna representativa e composta de várias espécies ameaçadas de extinção. Clique aqui para ver informações completas da Cachoeira da Farofa
A Cachoeira Grande é perfeita para quem quer relaxar em contato com a natureza. Com várias quedas, o complexo conta ainda com as corredeiras da Xica, Tomé, Lageado e vários poços ao longo de seu curso. Devido a sua facilidade de acesso é ótimo inclusive para levar crianças e pessoas que não tem nenhuma prática com atividades físicas.
No Rio Cipó que forma a cachoeira Grande também é comum a prática de passeios de caiaque e stand up padle. É importante ficar atento as regras das cachoeiras da Serra do Cipó. Não é permitido fazer churrasco, acender fogueiras, nem levar garrafas de vidro. Muitas não permitem a entrada de animais. Clique aqui para ver informações completas da Cachoeira Grande
Para curtir todas estas belezas naturais reserve uma hospedagem na Serra do Cipó. Confira onde ficar e onde comer na Serra: