Caso você esteja planejando uma viagem, que o destino seja pelo menos em um local arejado, e uma alternativa interessante é a Cachoeira do Tombador.
Portanto, se você está buscando por um destino calmo e tranquilo pode ser que a nossa opção de hoje seja a ideal para o momento.
De antemão, queremos apenas lembrar a importância de conservar o nosso meio ambiente, afinal se esse patrimônio existe é porque muitas pessoas cuidaram.
Então, além dos cuidados básicos são muito eficazes, como por exemplo não jogar lixo no local ou levar aparelhos de som.
A Cachoeira do Tombador está localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, que fica a uma distância de 11 km da Portaria Retiro. Essa beleza natural é considerada como uma das mais belas em toda a Unidade de Conservação.
A Cachoeira do Tombador é composta por 2 poços, além de uma queda de 12 metros, sendo acessada pela trilha que também dá acesso às cachoeiras tanto do Gavião como da Andorinhas.
A entrada no Parque é totalmente grátis e a sua cerca é de vegetação nativa e com formações rochosas de tirar o fôlego.
Esse é um local que te conecta com a natureza, sendo uma opção de passeio diferente das comuns.
A fim de facilitar o endereço para alguns leitores separamos a localização da seguinte forma: Rururbana; Parque Nacional da Serra do Cipó, S/n – Zona Rural. CEP 35.847-000 – Santana do Riacho – MG.
Como ponto de referência você começa a ver no distrito Serra do Cipó, na rodovia MG 010, e entra na terceira rotatória no sentido direito.
Quando você chegar no final dessa rua, você vai passar por uma rotatória enorme, chegando na Portaria do Retiro do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Quando chegar na Portaria, basta contar 11 km caminhando até o destino.
Como falamos acima, é necessário ligar para o parque e conferir como está o horário de funcionamento, porém normalmente o parque abre todos os dias para os visitantes (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, feriado), com entrada às 08h e saída 16h.
Portanto, de visitar a Cachoeira do Tombador verifique os horários de funcionamento do Parque Nacional da Serra do Cipó. Não deixe conhecer também outras opções de passeios como as trilhas por exemplo.
Quanto as atividades que podem ser realizadas é possível citar as caminhadas nas trilhas, o próprio banho na cachoeira do tombador, trilha com bicicleta e comtemplar a paisagem belíssima do local.