O Cipó Cultural é um evento que visa valorizar as tradições culturais e artísticas da região da Serra do Cipó
Em meio às belezas naturais, cachoeiras, rios e pinturas rupestres da Serra do Cipó – localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, acontece a décima segunda edição do evento Cipó Cultural, um evento que reúne a tradição mineira, música e arte e espera atrair visitantes e moradores com muita música, gastronomia, apresentações culturais, além de toda a infraestrutura que a Serra do Cipó possui com pousadas, restaurantes, feira artesanal, em que produtores e artistas locais expõem e comercializam seus produtos.
O Cipó Cultural é um evento que visa valorizar as tradições culturais e artísticas da região da Serra do Cipó. Realizado há mais de 10 anos, a cada ano são apresentados grupos musicais, manifestações folclóricas, performances, entre outras manifestações que retratam um pouco da riqueza cultural da região. Em últimas edições se apresentaram grupos de batuque, dança afro, compositores locais, percussão, folia de reis, forró, ballet e circo.
Localizada a apenas 90 KM de Belo Horizonte a Serra do Cipó se destaca como um dos mais lindos destinos turísticos de Minas Gerais, sua história remonta às comunidades primitivas que acreditavam no poder sobrenatural ou mágico dos desenhos e por isso deixaram seu registro, através de pinturas rupestres. Basta uma caminhada pelas grutas da região para se vislumbrar com este rico acervo de desenhos nas paredes.
Por volta do século XVIII, bandeirantes, tropeiros e escravos atravessaram a Serra do Cipó a procura de ouro e pedras preciosas. Por ali, transportavam mercadorias e davam sustento a base da mão-de-obra colonial. Pode-se dizer que hoje o acesso facilitado às cidades de Diamantina, Serro e Ouro Preto se deve a boa localização na porção sul da Serra do Espinhaço. Se você deseja conhecer a história da Serra do Cipó com mais detalhes, preparamos um artigo especial no link a seguir. História da Serra do Cipó
PARQUE – O Parque Nacional da Serra do Cipó inclui cinco municípios: Jaboticatubas, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Nova União e possui 34 mil quilômetros quadrados de área de preservação. Além da fauna variada, com raposas, micos, capivaras, lobos guarás, tamanduás bandeiras, veados campeiros, onças pardas e jaguatiricas, há cerca de 1.600 espécies de plantas. Entre os biomas do parque estão o Cerrado, a Mata Atlântica e o Campo Rupestre.
Segundo a analista ambiental Roberta Freitas, que trabalha na unidade de conservação, os períodos mais movimentados são os feriados e o período de férias. A entrada no parque é gratuita desde 2012. Dentro do parque e em propriedades particulares, amantes de esportes de aventura podem praticar a cavalgada, pedalar em trilhas sinalizadas, caminhar por trilhas, escalar morros, praticar a canoagem e rapel, além de contemplar o parque do mirante. Para conhecer um o Parque Nacional da Serra do Cipó com mais detalhes preparamos esta linda matéria que pode ser acessada aqui ” Parque Nacional Serra do Cipó ”
A Serra do Cipó também integra a Estrada Real, roteiro turístico formado por cidades históricas que foram passagem do ouro e diamante e onde muitos escravos trabalharam. O roteiro passa em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, somando 1.630 km.
O Evento Cipó cultural se encontra na sua 12ª edição valorizando a arte e cultura local da Serra do Cipó e região mantendo suas tradições e raízes!
Se você procura sossego e um momento de descanso a dois ou com a família, a Serra do Cipó também é um destino perfeito. Excelentes pousadas, casas, chalés, sítios e bangalôs com infraestrutura e preço para todos os gostos e bolsos.
Curtir uma boa hospedagem, sair a noite para um bom restaurante, tomar um bom vinho ao lado de uma pessoa agradável neste friozinho pode ser uma excelente pedida. Venha para a Serra do Cipó!
Consulte aqui no Portal Serra do Cipó as melhores opções de: