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Parque Nacional da Serra do Cipó
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Ponte Estrada Real

Ponte da Estrada Real

A Ponte da Estrada Real possui uma riqueza histórica imensurável, construída por escravos com formato de arco e próxima a Fazenda do Cipó.

A ponte tinha como finalidade designar diversas vias fiscalizadas pela coroa portuguesa, que ligava a Diamantina e Paraty, permitindo que houvesse um acesso facilitado até as regiões de exploração.

Essa exploração focava em ouro e pedras preciosas. Portanto, segundo alguns estudiosos, a Ponte da Estrada Real assim como a própria estrada surgiu para suprir necessidade tanto de origem tributária como fiscal.

Naquele tempo, os bandeirantes precisam seguir a marcação das trilhas indígenas passadas para construir a então estrada.

Nos dias atuais ainda é possível ver que muitas vias foram calçadas por escravos, além das pontes, monumentos e como as cidades preservam o seu patrimônio natural e cultural.

Depois disso, já no século XIX, essa atividade mineradora não rendia como antes, portanto, os caminhos traçados não tinham tanto valor, não sendo mais de interesse para a Coroa metropolitana.

Essas estradas se tornaram um intenso tráfego, transformando-se em troncos viários no centro-sul desse território colonial.

Sem esquecer claro que nessas estradas reais, na época, vários postos fiscais de registro ou controle estavam localizados, que ainda estão no mesmo lugar inclusive. Esses eram os registros do ouro e todo o seu trajeto.

A ponte da estrada real possui muita bagagem história, então vale muito a pena visitar. Aproveite o passeio e conheça a trilha dos escravos.

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Ponte da Estrada Real e a expansão da estrada

A expansão da estrada fez com que o espaço do interior pudesse se integram a faixa litorânea.

Logo, a estrada real não era importante apenas para o movimento de apropriação do interior, mas também para o povoamento de outras regiões. Essas são vias histórico-culturais do povo mineiro e de todo o Brasil.

No ano de 1999, criou-se o Instituto Estrada Real (IER), cuja finalidade era organizar e gerencial esse produto turístico que é a Estrada real. Claro que esse instituto não tem nenhum tipo de fim lucrativo.

Já em 2003, o Governo de Minas transformou essa iniciativa em programa do governo, sendo uma ferramenta primordial para incentivar o desenvolvimento econômico e social sustentado.

Além disso, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) criou a linha de crédito Fundese-Estrada Real, liberando recursos para mais de 280 empreendimento, somando R$ 12 milhões de recursos do banco.

Hoje a Estrada Real se trata de um dos mais amplos projetos turísticos em desenvolvimento de todo país, incluindo 1400km de rodovias, envolvimento 177 município, atraindo cada vez mais os turistas do nosso país e do exterior também.