Já ouviu falar na Ponte da Usina? Se você está em busca de um destino para a sua viagem que possua importância histórica, esse é o lugar.
A Serra do Cipó possui muitos atrativos, e dentre a variedade de opções turísticas a se visitar a Ponte da Usina.
A Serra do Cipó em si foi um dos cenários importantes para épocas marcantes na história do nosso país.
Além de dinâmicos e divertidos, vemos que os atrativos trazem consigo histórias que contribuíram positivamente para o Brasil.
A região da Serra do Cipó era usada como uma via de acesso daqueles que estavam vindo de São Paulo, principalmente os bandeirantes.
Cujo foco era buscar por outro e pedras preciosas nas Minas Gerais, mais especificamente na vila do Serro Frio, o que hoje é o município do Serro.
Percebe-se que na região encontramos algumas marcas de pinturas rupestres, que foram registradas nas grutas e paredões rochosos, comprovando a existência de homens primitivos há cerca de 12 mil anos.
Logo, conclui-se que a região é composta por um sítio arqueológico importante para a história do país como um todo.
Engana-se quem pense que os únicos visitantes da região são somente turistas a fim de conhecer e explorar o lugar, pelo contrário.
Na Serra do Cipó os atrativos de belezas naturais são um complemento do que o meio ambiente nos presentou, pois pesquisadores, por exemplo, também são o foco das visitas.
Em resumo, a Serra do Cipó se trata de uma região incrivelmente bela, com as suas paisagens e cenários exuberantes, mas também de uma imensa contribuição para os nossos livros de história.
Além disso, pesquisadores exploram bastante a parte de fauna e flora do ambiente.
Dito isso, vamos falar sobre uma das opções de passeio no seu destino Serra do Cipó, que é a Ponte da Usina, também conhecida como Ponte de Ferro.
A Ponte da Usina é o que torna possível o acesso às comunidades de Usina de Cima e Tenda, por isso o nome.
Ela não se trata de um atrativo como as outras opções da região, porém em algum passeio do seu roteiro será necessário passar por ela.
Em 2013 por complicações ligadas a chuva, e nesse mesmo ano a ponte da Usina foi derrubada por motivos de forças maiores.
Hoje a ponte da Unsina já está reconstruída e não corre o mesmo perigo que antes.
Claro que existem riscos, sendo o principal o alagamento, mas é possível ter acesso aos locais citados acima.