Preparamos este artigo atualizado para que você fique informado sobre o funcionamento da Serra do Cipó na Pandemia causada pelo Corona Vírus.
Primeiramente é importante informar que estas informações são atualizadas a medida em que novos decretos são publicados pela Prefeitura de Santana do Riacho com as regras para o funcionamento dos estabelecimentos no município e na Serra do Cipó durante este período de pandemia.
Outrossim, para facilitar o entendimento vamos separar este texto em tópicos e detalhar o funcionamento da Serra do Cipó na Pandemia.
Nos baseamos no Decreto Nº004/PMSR/2021, publicado pela Prefeitura Municipal de Santana do Riacho.
As aulas da rede municipal de ensino em todos os níveis educacionais permanecem suspensos por tempo indeterminado em todo o Município de Santana do Riacho.
Os eventos na Serra do Cipó permanecem suspensos por tempo indeterminado assim como a liberação de alvarás para shows, festas, feiras, eventos, festivais, enfim, quaisquer eventos que sejam de ordem pública e privada.
Os bares, restaurantes, lanchonetes e similares passam a possuir autorização de abertura até as 21:00, inclusive em finais de semana. Após este horário fica permitido o funcionamento apenas do delivery.
É importante destacar que os estabelecimentos precisam se cadastrar previamente no site da prefeitura e precisam seguir todas as orientações referente ao combate a disseminação do covid-19.
Confira aqui a lista de restaurantes na Serra do Cipó
Pousadas, chalés, bangalôs, sítios, hotéis e spas possuem regras específicas de funcionamento já orientadas pela Prefeitura de Santana do Riacho a todo o município. Assim como o restaurantes, os meios de hospedagem precisam estar previamente cadastrados para funcionar.
Referente aos meios de hospedagem da Serra do Cipó na Pandemia, de acordo com o decreto Nº004/PMSR/2021, fica estabelecido que podem funcionar respeitando as regras já existentes,.
Além disso, deverão os meios de hospedagem respeitar o intervalo mínimo de 24 horas para nova acomodação, ou seja, entre as trocas de hóspedes em mesmo leito de acomodação.
Essa medida visa garantir o prazo necessário para que se proceda com a higienização e desinfecção dos quartos no momento de novas reservas.
Fica estabelecido um novo percentual máximo de ocupação nos meios de hospedagem, sendo neste momento autorizada uma ocupação não superior a 70% (setenta) por cento do total de leitos.
Confira aqui a lista de Pousadas na Serra do Cipó
Os atrativos turísticos estão abertos ao público, porém é importante ressaltar que o acesso está controlado limitando a quantidade de pessoas por dia.
Além da limitação diária de quantidade de pessoas é importante destacar que existem regras específicas em cada atrativo, como a necessidade de realizar reserva antecipada, pagar entrada, não levar animais, não levar bebidas etc…
A nossa sugestão é contratar um guia local para que acesse com segurança os atrativos da Serra do Cipó.
Confira aqui a lista de cachoeiras na Serra do Cipó