parque nacional da serra do cipó
Parque Nacional da Serra do Cipó
23 de janeiro de 2021
Juquinha Serra do Cipó
Estátua do Juquinha
24 de janeiro de 2021
Vale do Travessão

Vale do Travessão

O Vale do Travessão se localiza na parte alta da Serra do Cipó, fazendo divisa com o Rio Doce e o Rio São Francisco.

O vale trata-se de uma caminhada extremamente prazerosa, com uma extensão de 18 Km, visitando ainda 3 pontos de água nessa trilha, a Mata das samambaias, Cachoeira Espelhada e Pinturas Rupestres.

Esse é um passeio tranquilo e uma alternativa para conhecer melhor do que a região do Parque Nacional da Serra do Cipó tem para oferecer.

A dica é que você se organize para levar ao menos 1,5 litro de água, embora tenha alguns pontos de abastecimento ao longo do percurso.

Caso você se interesse por esse ponto de abastecimento, lembre de um comprimido purificador.

Os lanchinhos também são importantes para te manter com disposição.

Devemos ressaltar também a importância de roupas confortáveis, assim como os calçados mais apropriados para o local.

Dicas para o Vale do Travessão

As pessoas da região têm uma preferência maior em começar a caminhada logo pela manhã, no mais tardar às 8h, passando primeiramente pela cachoeira espelhada, pois dessa forma você consegue seguir um caminho legal, mas na ida ainda não parte, deixa para quando estiver voltando.

Depois disso, passe pelas pinturas rupestres, ficando no Vale do Travessão por mais ou menos 1 hora, para dar tempo de aproveitar o local com tranquilidade. Após essa diversão, retorne para a cachoeira espelhada, aproveitando por 2 horas, curtindo bem o espaço.

Os seus últimos 3 quilômetros, seguindo caminho que colocamos acima e percorrendo da forma que falamos, serão contemplados por um maravilhoso pôr do sol.

vale_do_travessão

Iniciando o percurso do Vale do Travessão

O início do seu percurso começará a partir da Pousada Duas Pontes, no KM 144, da MG 010. Nos primeiros 350 metros, na parte plana, e após isso você passará por pequenas elevações tranquilas.

Você passará por uma placa de proteção e recuperação ambiente, pois houve algumas queimadas ao longo dos últimos anos nessa região da Serra do Cipó.

Depois disso, vai passar por uma subida e uma porteira, como ela é fácil de abrir, lembre de fechar corretamente.

Continue em frente pela trilha demarcar, começando então um pequeno declive com o sentido para o lado esquerdo.

Depois de uma descida leve, você vai passar pelo primeiro ponto de abastecimento de água, e depois de 200 metros terá o próximo abastecimento de água (considerado melhor que o primeiro).

Então, você vai atravessar o curso de água, que pode ser passado pela parte de cima das pedras, caso o nível esteja baixo, entrando na mata das samambaias, de quase 1 quilômetros.

A sua próxima parada e na cachoeira espelhada, onde você pode realizar várias fotografias e até um lanchinho rápido.

Nesse percurso, você pode aproveitar para seguir até o percurso das pinturas rupestres. Esperamos que você aproveita bastante o seu passeio pelo Vale do Travessão!