O Alambique do Seu João é mais uma das inúmeras atrações que podemos encontrar na Serra do Cipó, e esse se destaca pela qualidade.
Nesse alambique é produzido uma das cachaças mais famosas do Estado de Minas Gerais. A roda de água utilizada no processo da fabricação da cachaça possui mais de 100 anos.
A Serra do Cipó apresenta diversas opções de turismo para os seus visitantes, o que inclui muitas outras atrações.
Em um só dia é possível conhecer o Alambique do Seu João, assim como os seus arredores.
O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma região que conta com variadas atrações, portanto, é um passei que valerá muito a pena.
Não só referente ao Alambique do Seu João, seja qual for o passeio escolhido é recomendado um guia turístico, a fim de conhecer melhor os detalhes de todos os lugares.
Visitar a Serra do Cipó como um todo é poder aproveitar a variedade de passeios sócio culturais que essa região tem, ilustrando um estilo de vida que a população mais antiga tinha.
Vemos também que as pessoas da atual geração guardam esses costumes. Dito isso, vamos conhecer melhor sobre o Alambique do Seu João.
O Alambique do Seu João como falamos acima, é datado a mais de 100 anos, e ainda exerce as suas atividades, cujo foco é na fabricação de modo artesanal da dita melhor cachaça de toda a região.
A roda d’água apesar de tantos anos funciona perfeitamente, além disso lá a cana de açúcar é moída (sendo o principal processo da aguardente), que é o material destaque para a fabricação dessa cachaça.
Podemos dizer que existe uma certa preocupação até mesmo com a garrafa da bebida, sendo revestida com folha de bananeira e comercializada para toda a região da Serra do Cipó.
Caso goste de cachaça e queira experimentar essa experiência vale a pena, inclusive para levar para os seus familiares e próximos. Uma opção de lembrança de viagem bem saborosa.
Como geralmente as opções de passeio da Serra do Cipó precisam de um acesso através de trilhas.
Para chegar no Alambique do Seu João é bastante simples, atentando-se somente aos cuidados, já que se trata de algo tão antigo.
Os cuidados devem ser reforçados em toda a sua visita a Serra do Cipó, assim como em todo o meio ambiente, nós devemos ser os primeiros a cuidar da nossa natureza.
Além de apreciar a arquitetura o visitante tem a vantagem de acompanhar todo o processo da fabricação da cachaça, podendo degustá-la direto da bica.