Cachoeira de Congonhas
Cachoeira de Congonhas
21 de fevereiro de 2021
Cachoeira de Baixo
Cachoeira de Baixo
21 de fevereiro de 2021
escalada na Serra do Cipó

Escalada na Serra do Cipó

Aos escaladores, montanhistas e todos os viajantes deste mundo, um recado: Venha conhecer a escalada na Serra do Cipó. Uma das mecas para os praticantes deste tipo de esporte.

A Escalada na Serra do Cipó é tida como uma das opções mais procuradas pelos praticantes na região de Minas Gerais e isso não é atoa. A região é considerada uma meca para os praticantes deste tipo de esporte.

Este é o point mais famoso de escalada esportiva no Brasil. A Serra do Cipó, a 100km de Belo Horizonte, Minas Gerais, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de escalada esportiva, com vias de até 60 metros e ótimo calcário. Uma de suas vias está entre as 50 vias clássicas no Brasil.

Se você ainda não conhece a região, vale a pena conferir. Além de fazer parte da Cadeia do Espinhaço, na Serra do Cipó vemos o divisor de águas entre as bacias dos rios Doce e São Francisco.

Se o seu destino for a Serra do Cipó não precisa se preocupar com a falta de atrativos, pois são muitas opções que variam entre os rios, cachoeiras, cânions como o Cânion das Bandeirinhas, ou até mesmo cavernas de natureza arqueológica.

Ainda encontramos algumas inscrições rupestres, é a diversão misturada com história do lugar. Os paredões ainda propiciam uma ótima opção para os montanhistas e escaladores. Venha praticar escalada na Serra do Cipó.

O Parque Nacional da Serra do Cipó é ideal para você praticar esportes de aventura, a exemplo do trekking, escaladas, ciclismos no geral, rapel e tantas outras possibilidades.

Além disso, o clima costuma ser bem agradável ao longo de todo o ano, então você pode se programar quando quiser.

A Serra do Cipó está localizada a uma distância de 90 Km de Belo Horizonte, próxima das cidades Lagoa Santa e Conceição do Mato Dentro.

Você pode chegar de diversos jeitos, como de avião, carro ou ônibus.

De avião, é recomendado ir até o aeroporto de Confins, e depois você pode pegar um táxi (com distância de 60 Km até a Serra).

De carro, você deve sair de Belo Horizonte, pelo acesso da MG-010, que passará pela Lagoa Santa.

Mais à frente você irá passar pela travessia da ponte do Rio das Velhas, até a Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho.

E por último, de ônibus, algumas empresas fazem esse deslocamento até a Serra do Cipó, a mais conhecida é a empresa Saritur e viação Serro.

escalada_na_serra_do_cipo

Como fazer escalada na Serra do Cipó?

Como falamos acima, a Serra do Cipó possui uma variedade enorme de esportes a serem feitos e a escalada é uma delas.

E uma das melhores características da região é que todos os ambientes apresentam uma beleza natural e muitas vias, dos mais diferentes estilos.

Segundo o guia de 2015, a Serra do Cipó possui mais de 350 vias com diversas graduações e suas próprias características.

Essa região apresenta infinitas possibilidades para aqueles que desejam se dedicar e evoluir na modalidade, pois a exploração do local é de um prazer enorme.

O Guia de Escalada da Serra do Cipó, com publicação em 2015, foi o último documento público e exposto da região.

Então, depois dessa data outras vias foram abertas, além de um novo setor (Rock Master). Então, estipula-se que existem mais de 500 vias.

Portanto, para escalar na região, você pode encontrar diversos pacotes em agências que podem te ofertar experiências como batismo de escalada, cursos para entender o básico de escalada, escalada guiada e rapel.

Para que você entenda sobre as áreas próprias escalada, é necessário lembrar que:

Esses ambientes estão localizados na área de proteção ambiental (APA Morro da Pedreira), então o aconselhável é que você siga as recomendações.

A rocha da região com certeza é o destaque, inclusive muito celebrado por atletas que passam no local.

A rocha é macia ao toque, o calcário oferece um alívio em relação a outras pedras mais abrasivas que podem ser encontradas nos picos nacionais.

Ao longo dos anos, o escoamento da água originou a rocha macia, o que modelou, tornando-a perfeita para a prática de esportes.